Associados da Abradilan investirão mais de meio milhão em equipamentos para rastrear medicamentos

07/01/2015 Autor: Assessoria de Imprensa

Entre os novos equipamentos estão inclusos leitores de Datamatrix exigidos pela Anvisa para leitura do Identificador único de Medicamento (IUM)

Janeiro de 2015 – Muitas mudanças vêm sendo exigidas quando o assunto é rastreamento de medicamentos. Umas dessas obrigatoriedades feita pela Anvisa define que a tecnologia a ser adotada para o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM), no qual controlará toda a produção e acompanhará o medicamento até a prescrição, será o código o Datamatrix, um código de barras bidimensional que captura, armazena e transmite eletronicamente todos os dados necessários para o rastreamento de medicamentos no Brasil.

Todas as empresas que possuem o registro junto à Anvisa, sendo elas fabricante ou importadora, serão responsáveis por gerar e identificar cada embalagem de seus produtos com o Identificador Único de Medicamento (IUM) que é formado por 13 dígitos, além do número serial, a data de validade e o número do lote do mesmo.

Diante desse cenário, os distribuidores de medicamentos associados a Abradilan – Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (www.abradilan.com.br), estimam investir cerca de 640 mil reais em equipamentos em prol do rastreamento. “A rastreabilidade de medicamentos é um ganho para o setor farmacêutico e a intenção da Abradilan é se inteirar cada vez mais dessas novas tecnologias e exigências do setor para garantir mais qualidade nos serviços de nossos associados”, afirma o diretor executivo da Abradilan, Geraldo Monteiro.

Sobre a Abradilan (www.abradilan.com.br)

Constituída em 1998, a Abradilan – Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos – é formada por empresas distribuidoras de medicamentos, produtos para a saúde, artigos de higiene pessoal e cosméticos no mercado brasileiro. Com 138 associados, tem como missão contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do mercado e de seus associados, promovendo a melhoria continua e eficaz de seus serviços. A entidade realiza todos os anos a Abradilan Farma & HPC, única feira nacional do setor com representantes de indústrias de todos os estados brasileiros. Em 2014, a 10ª edição do evento ocorreu em Fortaleza no Ceará entre os dias 19 e 21 de março e contou com 200 marcas expostas. O evento atraiu cerca de 19.300 mil visitantes.

Fonte: Maxpressnet

Deixe um Comentário